segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Resolver backlog de patentes é prioridade do INPI

19 de Janeiro de 2011

O problema é mundial, mas a solução pode começar por aqui. Ao definir a solução do backlog como um dos projetos prioritários até 2015, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) se compromete, neste período, a resolver a questão do atraso e atingir a meta de conceder patentes com qualidade num prazo de quatro anos. A lista dos projetos prioritários foi divulgada em resolução interna do dia 13 de janeiro de 2011.

Para alcançar o objetivo na área de patentes, o INPI aposta na contratação de pessoal, na revisão de procedimentos internos e em outro projeto estratégico, a criação do sistema eletrônico e-Patentes, que está em fase de implantação interna e deverá chegar ao público em 2012.

Os projetos estratégicos também contemplam os outros serviços do INPI. Entre eles, podem ser citados: o aperfeiçoamento do e-Marcas; a revisão dos procedimentos de apoio à transferência de tecnologia; e o plano de criação e promoção das Indicações Geográficas brasileiras e sulamericanas.

Para melhorar cada vez mais os serviços do INPI, também podem ser mencionados: o fortalecimento da infraestrutura de tecnologia da informação e a implantação do Programa de Qualidade do Instituto.

Os projetos também incluem ações para ampliar o ensino de propriedade intelectual, monitorar tecnologias em áreas estratégicas, atrair investimentos em P&D para o País e ampliar a integração dos sistemas de PI na América do Sul.

Internamente, o INPI irá trabalhar na revisão de suas normas técnicas e administrativas, além da ampliação e modernização das instalações físicas da Autarquia.

Fonte: INPI – 19/01/2011)
http://www.protec.org.br/patentes_detalhe.php?id=17039

Nenhum comentário:

Postar um comentário