segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Doce D´ocê aprende a inovar com ajuda do Edital Senai de Inovação

Doce D´ocê aprende a inovar com ajuda do Edital Senai de InovaçãoA Doce

D´ocê iniciou suas atividades em abril de 1993 na própria residência da família Bazanella em Chopinzinho, Sudoeste do Paraná. Com a ajuda do marido, Noeli Alves Bazanella vendia seus produtos para vizinhos e conhecidos da cidade. Depois passou para incubadora Sebrae e, ao mesmo tempo, atendia em uma sala de 30m² no centro da cidade fazendo lanches. Em 1997, montou uma padaria em uma avenida de Chopinzinho e a partir daí começou sua expansão.

Em 2000, após três anos de planejamento, estudos e visitas, a empresa decidiu investir em um conceito inovador de panificação e confeitaria: o ultracongelamento. "É um sistema que facilita a vida de nossos clientes, que podem comprar as massas prontas, ficando apenas com a necessidade de fazer o acabamento, o que agiliza o processo", explica um dos sócios, Carlos Bazanella.

Hoje a empresa está instalada no Bairro Industrial de Chopinzinho, em uma área de mais de 60.000 m², possuindo 1.600 m² de espaço físico construído para produção e com um projeto de ampliação em andamento que dobrará a capacidade de produção da empresa até maio de 2010. Atualmente a Doce D´ocê gera 110 empregos diretos e mais de 280 indiretos. A empresa comercializa seus produtos em supermercados, mercados, panificadoras e lojas de conveniência das regiões Sudoeste, Oeste, Noroeste, Centro-Oeste, Centro-Sul, Litoral do Paraná e Oeste de Santa Catarina.


Na produção tudo se transformou: de 15 bolos produzidos por mês em 1993, para mais de 300 unidades por dia em 2009, de 300 pães franceses por dia em 1996, para mais de dois milhões de unidades por mês em 2009 e ainda um mix com mais de 300 produtos entre biscoitos, bolos, tortas, rocamboles, doces, salgados, pães e outros. Todos com um rígido controle de qualidade desde a escolha da matéria prima até a distribuição final ao cliente, garantindo o padrão dos produtos.

"A empresa tem 16 anos, permaneceu dois anos na incubadora do Sebrae e aprendeu andar com seus próprios passos, ficou fortalecida saindo para um local próprio e hoje está em uma área construída de 1.600 m². Nosso faturamento cresceu 52% no ano de 2008 comparado com 2007", afirma Bazanella.



Inovação


Em 2007 a Doce D´ocê teve um projeto contemplado no Edital Senai Inovação e instalou, dentro da empresa, um laboratório para desenvolver a fabricação da massa para bolo ultracongelada, com o auxílio do Senai.



"O fato da empresa já trabalhar com produtos ultracongelados colaborou para realizarmos uma pesquisa de mercado para criar um produto prático e de qualidade que tivesse um diferencial competitivo. A massa de bolo ultracongelada não perde as características de massas caseiras, a rapidez para o produto ficar pronto também é destaque dando condições a todo consumidor utilizar a massa com segurança. Estamos fazendo a comercialização do produto em nossa região nas embalagens de um quilo e queremos produzir e vender cinco mil quilos por mês. Na sequência expandiremos para outras regiões", afirma.



Para o empresário, o edital Senai foi um divisor de águas para a empresa e mostrou que mesmo sendo uma pequena empresa é possível inovar com produtos de qualidade. "Não temos área de pesquisa e desenvolvimento na empresa, porém isso não impede de sermos criativos e buscarmos parceiros como o Senai que nos dá todo suporte para projetos de inovação. O desenvolvimento desta pesquisa e a realização deste projeto colocaram a empresa a frente da concorrência com vantagem competitiva. Pretendemos participar do edital novamente, pois vale muito a pena", conclui.


(Fonte: Fernanda Magnani para Notícias Protec - 22/12/2009)
Fonte: http://www.protec.org.br/casos_sucesso_detalhe.php?id=71

Nenhum comentário:

Postar um comentário